Translate

segunda-feira, julho 26, 2010

O Caminho das Pipas

No sábado que passou decidimos refazer o Caminho das Pipas, um roteiro localizado entre Rolante e São Francisco de Paula, que coloca Boa Esperança, distrito de Rolante no mapa.


O Roteiro das Pipas percorre as pequenas propriedades rurais da região e tem como principal objetivo dar visibilidade as vinícolas de produção familiar e também os tradicionais produtos coloniais, no entanto, também é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura colonial italiana no nosso estado.

A partir de Rolante são em torno de 20 km até a cidade de Boa esperança.
Nossa primeira parada foi na propriedade da família Finger.


" Receber turistas em casatornou-se comum para a família Finger nos últimos anos. Vitivinicultores da comunidade de Boa Esperança, interior do município de Rolante, os Finger não têm dia noa ano sem a companhia de algum comprador para a sua produção de vinhos artesanal e para degustação de produtos coloniais produzidos pela senhora Clades Finger. Chegam a receber, na alta temporada (entre os meses de maio, junho, julho e agosto) mais de cem pessoas por dia na cantina montada no porão da casa bem cuidada..." Entrevista realizada pela Emater, conheça mais da história da família Finger, aqui.




Novamente fomos super bem recebidos pelo Sr. Finger e seu filho Andrei. Degustamos os vinhos da nova safra, com pães, queijos, salame e copa! Uma delília. Aproveitamos para fotografar o local, já que em nossa última passada por lá choviam "iguaçus".

Para Facilitar a localização aqui estão as coordenadas: S 29º 33' 934" W 050º 30' 738"

Na sequência, uma ótima dica de almoço: Restaurante da Figueira Branca, localizado em uma das colinas de Boa Esperança (s 29º 33' 540" W 050º 30' 130") lá, o atendimento é feito diretamente pelos donos e convém fazer reserva (051 96974613) pois em dias ensolarados o restaurante é bem disputado. Mesmo assim, os donos garantem que todos são atendidos, mesmo sem reserva, nesse caso, muita paciência, com as possíveis filas.

No Figueira Branca encontramos uma cardápio colonial que pede trégua para as dietas. O destaque fica por conta da sopa de capaletti e das polentas. Buon Appetito!



Pessoas...