A opção de vir a Machu Picchu pela Bolivia além de ser o caminho mais curto, foi a de aproveitar a oportunidade de conhecer mais um país aqui da America do Sul, principalmente por andar entre as cordilheiras, o que nos seduz muito.
Passamos por algumas de suas principais cidades e percebemos um grande contraste de suas belezas naturais, culturais e sociais. Fomos sempre bem recebidos com muita cordialidade e gentileza, mas fica claro que a Bolivia ainda não está conseguindo dedicar-se ao turismo, muito possivelmente, pelo tanto que ainda falta ser construído internamente, para o desenvolvimento bem-estar de sua própria população.
Passamos por cidade menores onde constata-se a total falta de infraestrutura básica e assim são quase todas. O trânsito na chegada e saída de cidades como Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e principalmente El Alto/La Paz é inacreditavelmente caótico, incompreensível para nós, exige muita paciência, atenção e chega uma hora que vemos que temos que entrar no jogo e sair buzinando também... Em El Alto, periferia de La Paz são centenas de vans chegando e saindo por uma única avenida, uma loucura total.
A pobreza que se vê pelas estradas e nas periferias das cidades, foi um choque para nós, mas ainda assim estamos satisfeitos em nossa estada na Bolívia. O trecho entre Cochabamba e La Paz é muito bonito pela cordilheira e La Paz é uma cidade intrigante e muito interessante, onde se cruza com turistas do mundo inteiro e deixa a sensação de que vale uma nova visita com um pouco mais de tempo para conhecer melhor seus detalhes.
A próxima parada... Puno – PE
Até mais...
Até mais...
Um comentário:
Marcelo e Lari, show as fotos, estou aqui me remoendo na cadeira... acompanho cada sinal do SPOT... continuem mandando noticias...
uma ótima viagem
Grande Abraço
Leandro Aggens
Postar um comentário